05 razões para manter seu filho de até 6 anos longe da TV

Banner_Blog_Montessori_TV.png

Antes de tudo, deixe me esclarecer que eu não sou contra o uso de tecnologia. Acredito que certas formas de tecnologia, se sabiamente utilizadas para um fim educativo, podem ser benéficas. Mas acredito fielmente que o acesso a TV em idade tenra não é adequado e não produz bem a sua criança. Sim, assistir TV pode ser um entretenimento mas quando se torna uma babá de acesso fácil e ilimitado, há perigo.

#01Perigo: Seu filho assume uma postura passiva.

Quando sua criança assiste TV, ela é apenas o recipiente de comunicação, no entanto, sabemos que o processo de comunicação é receptivo e expressivo. A melhor maneira dos pais promoverem o desenvolvimento de boa comunicação é interagindo com a criança: muita conversa, introdução de vocabulário enriquecedor, cantando rimas juntos, através da leitura e discussão de livros.

#02Perigo: Afeta a visão.

Assistir televisão e vídeos, bem como jogar no ipad, computador e/ou na tela do seu telefone é uma das atividades que mais causam dano à visão da criança. Quando seu filho assiste TV, os músculos dos olhos permanecem fixos ou em uma “posição congelada”. Os outros músculos que são responsáveis por mover os olhos para cima, para baixo, e para o lado raramente são usados. A falta de exercício dos olhos causa deficiência em “tracking” e “focusing”, que são habilidades necessárias no exercício de leitura.

#03Perigo: Atrapalha o processamento de informação.

O cérebro da criança recebe 16 imagens por segundo ao assistir um desenho animado. E você sabia que o cérebro do bebê e incapaz de processar qualquer imagem e relacioná-la com o mundo real até pelo menos aos 18 meses? Todas as imagens coloridas e bizarras não fazem sentindo no cérebro do seu bebê.

#04Perigo: Estimulação em excesso pode mudar circuitos no cérebro.

Jan-Marino Ramirez, diretor do centro de pesquisa integrativa do cérebro no Hospital de Crianças em Seattle, após pesquisa e experimentos, descobriu que o cérebro desenvolve danos drásticos depois de horas de estimulação de tela. Estudos sugerem que crianças que passam mais tempo em frente a tela tem mais possibilidade de desenvolver TDAH. Experimentos realizados, demonstraram que além de sinais de dificuldade de aprendizagem, eles estavam mais propensos a comportamento perigosos.

Leia o artigo completo, em inglês, clicando aqui.

#05Perigo: Pouco contato com a natureza.

Se seu filho passa mais tempo confinado em frente a uma tela você esta roubando dele a oportunidade de curtir a natureza: pular em uma poça d’água, tomar um banho de chuva, pegar um sol e sintetizar vitamina D, coletar pedras, cavar na areia, encontrar insetos, descobrir o cheiro do orvalho, das flores, sentir texturas diferentes, aprender a subir em árvores (os pequeninos conseguir subir um galho baixinho) e ouvir o canto dos passarinhos.


"Seria muito cedo para nós dizermos: Deixe as crianças serem livres; encoraje-os; Deixe-os correr para fora quando chove; Deixe-os remover os sapatos quando encontrarem uma poça de água; e, quando a grama dos campos estiver úmida de orvalho, deixe-os correr e pisoteá-los com os pés descalços; Deixe-os descansar pacificamente quando uma árvore os convida a dormir debaixo de sua sombra; Deixe-os gritar e rir quando o sol os acorda pela manhã enquanto desperta toda criatura viva que divide o seu dia entre acordar e dormir". 
Dr. Maria Montessori

Fica aqui meu clamor por uma infância mais divertida e criativa!