Períodos Sensíveis: as janelas de oportunidades da sua criança

Banner_Blog_Montessori_periodossensiveis_intro.png
Mas se a criança não foi capaz de agir de acordo com as diretrizes de seu período sensível, a oportunidade de uma conquista natural é perdida e perdida para sempre.
— Montessori, The Secret of Childhood

Maria Montessori foi a primeira médica em Roma e uma das primeiras mulheres de seu tempo a liderar o estudo do desenvolvimento cognitivo infantil. A primeira “Casa del Bambini” foi o ponto de partida que revolucionaria o sistema educacional. Através da observação científica, Maria Montessori descobriu dois processos surpreendentes que ocorrem na infância: A Mente Absorvente e Os Períodos Sensíveis. Embora ela tenha escrito sobre esses conceitos no início dos anos 1910, sua filosofia e metodologia ainda são relevantes hoje. Novos conceitos, como janelas de oportunidade e aprendizado crítico, provam que os estudos de Montessori foram exatos.

"Existe na criança um tipo especial de sensibilidade que a leva a absorver tudo a seu respeito, e é esse trabalho de observação e absorção que, sozinho, permite que ela se adapte à vida. Ele faz isso em virtude de um poder inconsciente que só existe na infância.” (Montessori, 1976, p.62)

Através da observação das crianças e sua relação com o meio ambiente, Maria Montessori observou uma característica muito distinta que só ocorre na infância. Ela chamou esse fenômeno de A Mente Absorvente. A capacidade da criança de absorver tudo no mundo ao seu redor é notável. Isso ocorre simplesmente vivendo. Na primeira parte deste artigo, vou explicar em detalhes o que é a mente absorvente e por que é tão relevante.

Maria Montessori reconheceu a existência de duas fases na mente absorvente. A primeira fase ocorre desde o nascimento até os três anos de idade. Antes de a criança desenvolver a linguagem, ela absorve tudo ao seu redor usando seus sentidos. Um exemplo simples, mas excelente, é a aquisição da língua materna. Simplesmente vivendo no ambiente em que é falada, a criança vem a aperfeiçoar sua língua nativa. Isso também explica por que os adultos lutam com o embotamento mental e a dificuldade em aprender um segundo idioma. (Montessori, 1967)

O desenvolvimento da mente absorvente inconsciente ocorre rapidamente devido a uma poderosa sensibilidade que somente a criança possui. Ela o faz para se tornar independente e, uma vez que adquira funções humanas básicas, como falar, andar, controlar suas mãos e funções corporais, está pronta para passar à segunda fase da mente absorvente consciente.

Na segunda fase, nota-se que a criança cresceu tremendamente. Ela é capaz de se mover, agora pode manipular objetos com as mãos e adquiriu a linguagem. Essa coleção de experiências não apenas reside no cérebro da criança, mas também tornam-se parte dela. Montessori realmente diz que a criança as encarna. “As coisas que ele vê não são apenas lembradas; eles fazem parte de sua alma. ” (Montessori, 1967)

Períodos Sensíveis acontecem graças ao poder da Mente Absorvente.

Um período sensível refere-se à uma sensibilidade especial que começa assim que a crianca nasce a e continua durante a primeira infância. A criança tem a predisposição para adquirir uma habilidade específica, está ansiosa para aprender uma tarefa específica e, uma vez que a domina, essa predisposição ou sensibilidade desaparece. "Mas se a criança não foi capaz de agir de acordo com as diretrizes de seu período sensível, a oportunidade de uma conquista natural é perdida e perdida para sempre."

Os períodos sensíveis são blocos de tempo, portanto transitórios. Hoje, conhecemos como janelas de oportunidade. Quando a “janela está aberta”, a criança tem uma oportunidade tremenda de apreender uma habilidade de forma espontânea e natural. Uma vez que a janela fecha, o aprender se torna pesado, requer esforço. E por isso, muitas vezes não é prazeroso.

Durante os períodos sensíveis, a criança absorve conceitos específicos com uma facilidade notável.

Maria Montessori observou que as crianças são atraídas à atividades e habilidades de domínio que envolvem ordem de aprendizado, linguagem, movimento, pequenos objetos, aperfeiçoamento dos sentidos e graças sociais.

Estes são os períodos sensíveis e eles desenvolvem na criança a força interior que promove a aprendizagem.

Referências

Montessori, M. (1972). The Secret of Childhood. New York: Random House Publishing.

Lillard, A. (2008). Montessori: The Science Behind the Genius. New York: Oxford University Press.

Lillard, P. (1972). Montessori: A Modern Approach. New York: Schocken Books.

Montessori, M. (1967). The Absorbent Mind. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Montessori, M. (1972). The Secret of Childhood. New York: Random House Publishing.

Montessori, M. (1964). The Montessori Method. New York: Schocken Books.

Standing, E. M. (1998). Maria Montessori: Her Life and Work. New York: Penguin Putman Inc.

 


 

Montessori Child oferece consultas individuais, bate-papo com pais e/ou grupo de educadores e outras comunidades interessadas na Educação Montessori.