Período Sensível para Aperfeiçoamento dos Sentidos

Banner_Blog_Montessori_sentidos.png
A criança tem um desejo natural de dominar o uso voluntário de seus órgãos de movimento. Se ela não o faz, não pode externalizar o fruto de sua inteligência. A vontade é, portanto, não apenas um instrumento de execução, mas também de desenvolvimento psíquico. ” (Montessori, 1972)
— Montessori, The Absorbent Mind

É um fato bem conhecido que a criança, antes da idade da razão se manifeste, tem um interesse especial em impressões sensoriais de todos os tipos - em cores, sons, formas, texturas e assim por diante. O que talvez não seja tão universalmente reconhecido é que essa é a idade cujo há um período sensível para refinar os sentidos ”(Standing, 1998)

O período sensível para o refinamento dos sentidos é caracterizado pelo fascínio da criança por experiências sensoriais (paladar, olfato, sons, peso e toque), resultando na aprendizagem da criança para observar e fazer discriminações sensoriais cada vez mais aperfeiçoadas.

Quando Maria Montessori criou materiais sensoriais, ela sabia que desde o nascimento a criança aprende através de seus sentidos. Ela também tinha em mente que as crianças têm a capacidade de aperfeiçoar seus sentidos, desde que recebam os estímulos adequados. (Montessori, 1988) Esse tipo de período sensível que ocorre durante toda a infância é conhecido como "período sensível de refinamento dos sentidos".

Experiências sensoriais moldam a inteligência da criança, em outras palavras, informações visuais, táteis, auditivas, gustativas e olfativas que o mundo a oferece criam impressões sensoriais que estruturam diretamente o cérebro, que está em rápido desenvolvimento. Proporcionar à criança atividades que refinam suas capacidades sensoriais e percepções - para aprimorar sua capacidade de ver, cheirar, ouvir, provar e tocar - é, portanto, uma ajuda valiosa para ajudá-la a desenvolver sua inteligência adequadamente.

O refinamento dos sentidos ocorre quando a criança tem a oportunidade de isolar um sentido. Os materiais sensoriais montessorianos permitem que isso aconteça. Eles oferecem uma gradação racional de estímulos através dos quais a criança é capaz de responder à diferentes impressões sensoriais, ampliando assim seu intelecto. (ex. caixas de cores I, II, III). "Esses (materiais sensoriais) ela considera formar uma base sobre a qual a criança mais tarde construirá criações imaginativas mais precisas e claras idéias abstratas". (Standing, 1998)

Além do mais, o refinamento dos sentidos de uma criança pode ser aprimorado através do contato com a natureza. O cheiro de uma flor, o canto dos pássaros e a sensação do sol na pele emergem na criança grandes sensações que serão impressas em sua vida para sempre. Tais exemplos são experiências essenciais com a natureza que devem ser constantemente nutridas na educação Montessori. Igualmente importante é permitir que a criança corra, ande descalça, toque o orvalho da manhã, pule em uma poça e visite um jardim. Não devemos impedir a criança de tais experiências.

 

Montessori Child oferece consultas individuais, bate-papo com pais e/ou grupo de educadores e outras comunidades interessadas na Educação Montessori.